23/07/2019
Sabe aquele profissional de marketing que você acompanha e admira bastante? Ele provavelmente encara o Seth Godin da mesma forma.
Se você nunca ouviu falar nesse nome — o que acho pouco provável — , prepare-se para conhecer um dos caras mais ativos (e criativos) do marketing atual.
Ele escreveu dezenas de best-sellers, fundou diferentes empresas e escreve um blog diário que vale a pena acompanhar. Além disso, profissionais já estabelecidos pagam caro para ver suas palestras e fazer seus cursos.
O que ele tem de tão interessante?
É isso que você ver a seguir com nada menos que 8 motivos para conhecê-lo melhor!
Seth é um escritor, palestrante e agente de mudança.
Essa descrição, tirada do próprio blog do Seth Godin, é bastante apropriada e nos dá uma boa ideia do porquê vale a pena conhecê-lo.
Mas não se engane pela explicação discreta: Seth Godin é um dos principais nomes do marketing atual, autor de 18 (!) best-sellers sobre marketing, liderança e empreendedorismo.
Além disso, ele também é palestrante e desenvolveu alguns cursos, incluindo um workshop intensivo de 4 semanas, focado em gestão e liderança.
Até aí nada demais, fora o fato de esse curso ter entre os alunos profissionais que ocupam cargos de liderança em algumas das maiores empresas do mundo, como Nike, Microsoft, Sony e Coca-Cola.
Fonte: sethgodin.com
Só pelas credenciais acima, não é exagero algum dizer que Seth Godin é um guru do marketing. Aliás, podemos dizer que é um dos mais reconhecidos e admirados.
Mas como ele alcançou esse status tão prestigiado? Vamos voltar um pouco no tempo e entender sua jornada até os feitos impressionantes que vimos até agora:
Nascido em Nova York, Seth se formou em 1979 pela Tufts University, em filosofia e ciência da computação. Depois disso, ainda fez MBA em Stanford.
Enquanto fazia o MBA, iniciou seu primeiro emprego como gerente de marca, que largou alguns anos depois para abrir o primeiro negócio, que fazia empacotamento de livros.
Em 1995, Seth vendeu o negócio para seus funcionários para lançar a Yoyodyne, uma empresa focada em usar ideias inovadoras para promover outras companhias para seus clientes.
A Yoyodyne rapidamente decolou, chamando a atenção de marcas renomadas, como Sony Music, Microsoft e Volvo. Com isso, não demorou muito para chamar a atenção de uma das maiores empresas do mundo, a Yahoo!.
Em 1998 a gigante de tecnologia comprou a Yoyodyne por 30 milhões de dólares e nomeou Seth Godin como Vice-Presidente de Marketing Direto.
A partir daí, Seth já tinha conquistado seu espaço, que só aumentaria com o passar dos anos, a medida que ele lançava livros de sucesso que chamavam a atenção do público e atraíam críticas positivas.
Em 2006, ele ainda lançou o Squidoo, um site baseado em conteúdo gerado pelo usuário, no qual se podia criar uma página sobre qualquer assunto. O site foi adquirido pelo Hubpages em 2014.
Até hoje, Seth continua mantendo o ritmo ao se dividir entre o blog, os livros e palestras, tudo isso com o mais alto nível de qualidade.
No breve resumo que vimos da carreira de Seth Godin já deu para perceber que não estamos fazendo nenhuma propaganda enganosa aqui (até porque o Seth odiaria isso).
Mas conforme prometido, vou te dar agora 8 bons motivos para conhecer esse profissional brilhante e se aprofundar nas suas ideias incríveis sobre marketing e liderança.
Conforme cada motivo é apresentado, quero que você repare no quanto Seth estava sendo preciso quando se autointitulou um agente da mudança.
Sem mais demora, você deve conhecer Seth Godin porque ele é:
Saber que o Seth Godin já publicou 18 livros já é impressionante, mas pensar que ele foi o autor de vários best-sellers internacionais, publicados ao todo em 35 países chama ainda mais a atenção.
Não vamos mostrar todos aqui (esse será seu dever de casa, ok?), mas veja 3 dos mais famosos:
Estamos acostumados a ouvir falar no Hall da Fama da música, do cinema e de vários esportes de apelo popular, como o basquete. Mas você sabia que existe também o Hall da Fama do Marketing Direto?
Só os melhores dos melhores podem fazer parte de um grupo tão seleto, e em 2013 o Seth Godin recebeu esta honra pela Data & Marketing Association.
Assim como nos livros, o Seth Godin também é muito conhecido por suas palestras. Ele já foi convidado a falar em eventos de diversas organizações mundialmente reconhecidas, como:
E sabe o que todo mundo achou dessas palestras? O jornal The New York Times declarou o seguinte: É fácil ver porque as pessoas pagam para ver o que ele tem a dizer.
Bateu a curiosidade para ver isso de perto? Você pode! Ele já palestrou duas vezes no TED, e você pode conferir cada uma delas aqui:
Quando um influenciador lança um curso, é natural que as pessoas interessadas no assunto que ele domina fiquem interessadas e se inscrevam nele.
Mas quando essas pessoas são líderes e gestores de empresas como Nike, Google e Coca-Cola, o que isso lhe diz a respeito do influenciador em questão?
O curso intensivo de 4 semanas ministrado pelo Seth e por sua equipe tem um nome sugestivo: AltMBA, uma alusão ao que os alunos vão aprender durante o intenso programa ser uma espécie de MBA alternativo.
Se você passar a acompanhar o blog do Seth Godin, vai ver um post novo quase todos os dias.
Nada muito grande, apenas algumas palavras simples, que seguem a mesma linha do que já vemos em seus livros e palestras: o marketing precisa ser feito demonstrando preocupação com as pessoas.
E é exatamente por isso que vale a pena acompanhar o blog do Seth. O ponto forte não é o design do blog, nem conteúdos aprofundados, mas a simplicidade e praticidade das ideias.
Um dos livros do Seth, A Ilusão de Ícaro, foi financiado com uma campanha no Kickstarter, o site de Crowdfunding mais famoso do mundo.
A pedida inicial era de 40 mil dólares, mas em pouco mais de 3 horas o alvo foi alcançado, e o livro alcançou um orçamento total de 287 mil dólares!
Mas por que isso seria motivo para você conhecer alguém?
Como influenciador digital, é verdade que seria mais fácil para o Seth Godin tentar uma campanha desse tipo e ser bem-sucedido em comparação com outra pessoa.
No site do Seth Godin tem uma sessão exclusiva com depoimentos de outros profissionais, incluindo colegas de trabalho, colaboradores e figuras conhecidas que o admiram.
Como todo profissional de marketing bem sabe, prova social é um dos elementos mais importantes na construção de uma boa reputação e, apesar de ter uma carreira que fala por si, o Seth se aproveitou bem disso.
Se algumas das pessoas responsáveis por veículos de tanta credibilidade, como a Fast Company, o recomendam a esse ponto, vale a pena conhecer mais o trabalho dele, não acha?
Por último, mas não menos importante, fica claro que o Seth Godin não tem intenção alguma de parar de produzir conteúdo e ajudar as pessoas.
Seja por escrever novos livros, dar mais palestras ou simplesmente por continuar escrevendo seus posts curtos todos os dias, o fato é que ele realmente é um agente de mudança.
Justamente por isso, ele é tão relevante. Em um mundo tão dinâmico quanto o do marketing, ficar parado pode ser o maior risco que qualquer profissional corre.
E acompanhar as ideias do Seth Godin com certeza vai deixar você mais longe desse perigo!
Seth Godin é, acima de tudo, alguém que se importa com o que faz e com os resultados que seu público vai ter por ouvir suas ideias.
Aliás, é isso que ele quer de cada um de nós: que espalhemos ideias como vírus, contagiando uma pessoa de cada vez a mudar o mundo.
E aí, aceita o desafio?
AUTOR: DANIEL MORAES
FONTE: ROCK CONTENT BLOG
Uma ideia é como um vírus. Resistente. Altamente contagioso.
Saiba maisO marketing como conhecemos está evoluindo. Aqui estão alguns indícios do futuro do marketing
Saiba maisPrepare-se para conhecer um dos caras mais ativos (e criativos) do marketing atual.
Saiba maisDavid Ogilvy foi um dos profissionais mais criativos e influentes de todos os tempos.
Saiba mais